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O Jogo!!!

 

O Jogo "Aprender a Programar" consiste num tabuleiro interactivo, associado a peças de jogo e a um brinquedo/carro/robô, transformado para o efeito. O jogo permite desenvolver, através da colocação das peças no tabuleiro, um programa, para movimentar o brinquedo/carro/robô num determinado percurso pré-estabelecido, conforme o objectivo proposto pela atividade. A comunicação entre o tabuleiro e o carro/robô é estabelecida por “bluetooth”.

O jogo pode funcionar como um recurso de sala de aula no complemento das matérias lecionadas pelo professor ou, o aluno pode recorrer autonomamente para jogar aprendendo os princípios básicos do código utilizado para criar software, e de uma forma divertida fomentar a curiosidade e a experimentação na área da programação .

O funcionamento simples do jogo, bem como a possibilidade de alterar os percursos pré-estabelecidos a percorrer pelo brinquedo/carro/robô, permite que os alunos aprendam a programar de uma forma autónoma, ao mesmo tempo que jogam e se divertem, desenvolvendo deste modo, o raciocínio lógico da estrutura da programação assim como o raciocínio espácio-temporal, conceitos estes que quando consolidados e relacionados com a programação em “Blockly”, permitem ao aluno a aprender a programar posteriormente no computador.

 

Como podes Jogar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO GONÇALO.